Bruxelas calou fraude<br>das emissões

A Co­missão Eu­ro­peia foi in­for­mada há cerca de ano e meio dos re­sul­tados do es­tudo sobre emis­sões de au­to­mó­veis, le­vado a cabo nos EUA pelo or­ga­nismo In­ter­na­ti­onal Council on Clean Trans­por­ta­tion (ICCT).

A de­núncia foi feita por Greg Ar­cher, membro da or­ga­ni­zação am­bi­en­ta­lista Trans­port & En­vi­ron­ment, que tra­ba­lhou no es­tudo da ICCT. Se­gundo de­clarou à agência Eu­ranet Plus, dia 30 de Se­tembro, tanto as au­to­ri­dades dos EUA como a Co­missão Eu­ro­peia foram in­for­madas das sus­peitas de fraude. Mas en­quanto os norte-ame­ri­canos de­ci­diram in­ves­tigar e des­co­briram a fraude, na União Eu­ro­peia nada foi feito.

Se­gundo a mesma fonte, a pró­pria co­mis­sária eu­ro­peia do Mer­cado In­terno e In­dús­tria re­co­nheceu, a 23 de Se­tembro, no Par­la­mento Eu­ropeu, que es­tava ao cor­rente das dis­cre­pân­cias das emis­sões de CO2 ob­tidas em la­bo­ra­tório e em si­tu­a­ções reais.

A or­ga­ni­zação de Greg Ar­cher con­si­dera que o es­cân­dalo que atingiu a Volkswagen é apenas «a ponta do ice­berg». Os es­tudos re­a­li­zados mos­tram que vá­rios mo­delos de ou­tras marcas, caso da Mer­cedes, BMW, Re­nault e Peu­geot, apre­sentam di­fe­renças na ordem dos 40 a 50 por cento entre as emis­sões de­cla­radas e as me­didas na cir­cu­lação.



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